sexta-feira, 21 de junho de 2013

Livros infantis #7 - As escolhas da Joana

A Joana deixou aqui no blog um comentário ao post do "Um Livro" que me cativou. 

Fui ver o blog azul turquesa e identifiquei-me. E quando percebi que a Joana é bibliotecária pensei imediatamente que era a pessoa ideal para dar continuidade a este diálogo sobre livros. Quem melhor para conhecer os livros mais interessantes do que quem convive diariamente com centenas deles!

Das conversas que fomos tendo por e-mail posso dizer-vos que a sua paixão pelos livros é contagiante e que a essa paixão se associa uma personalidade disponível e sorridente!

Bem vinda, Joana!

o livro de que mais me recordo da minha infância é "a princesinha" de frances burnett. um livro para quem ja sabe ler bem. antes de chegar a este, claro que li muito outros, muitos livros de historia da platano editora preenchiam a parte de baixo da minha mesa de cabeceira branca, com um fio dourado e fininho debruado. tinha uma gaveta em cima e muito espaço em baixo onde empilhava os livros. lembro-me de a minha mae me pedir muitas vezes para arrumar a confusao que ali se instalava e de ser uma arrumaçao para a tarde inteira que me fazia reabrir os livros e ficar a reler as historias todas. à noite, a magia passava para um cadeeiro pousado em cima da tal mesa, que era uma pequena televisao com o rato mickey. este candeeiro, que guardei muitos anos, perpetuava as minhas leituras e o tempo que passava a olhar para as imagens, à lupa, pela noite dentro.


mas digo com toda a certeza que o livro que me pôs no caminho do PRAZER da leitura foi "a princesinha", que, anos mais tarde, descobri tantas vezes mencionado em alguns dos livros de uma das minhas escritoras, de ficçao portuguesa, preferida, a ana teresa pereira.


o livro que gosto mais hoje e que recomendaria a uma criança... é dificil escolher so um. mas escolho "a manta, uma historia aos quadradinhos de tecido" da planeta tangerina. uma historia doce que me fez lembrar a minha avo e as noites em que ficava a dormir em casa dela depois de passarmos o dia inteiro juntas. ela conversava muito e contava imensas coisas. eu adorava isso. este livro é a prova de que uma historia pode vir de qualquer parte e de que uma manta feita cheia de quadradinhos de tecido, feita pelas maos da nossa avo, pode tornar-se tao tao quentinha e aconchegante. 


também acrescento a esta pergunta um livro francês que li todos os anos a todas às turmas de pequeninos que recebi, na biblioteca onde trabalhei nos ultimos 7 anos, nos alpes, o titulo é "les deux maisons". é a historia de dois velhinhos, um velhinho feito de sal e uma velhinha feita de açucar que se zangam e cada um constroi uma casa e sepraram-se, mas um dia vem um temporal e o velhinho arrisca-se a desaparecer com a chuva. a velhiha tem uma casa mais resistente e, apesar de zangada com o velhinho, deixa-o entrar. no final eles fazem as pazes e dao um beijinho na boca, mas com o sal, o açucar e a chuva à mistura, no beijinho ficam colados um ao outro. esta imagem é magica e pôs muitos olhos a brilhar.


muito obrigada por este convite, é um prazer tao grande poder conversar sobre livros!

Imagem 2, Imagem 3Imagem 4

1 comentário:

  1. ooh! o (grande) prazer foi meu! :)
    espero que esta rubrica de conversas sobre livros viva muito muito tempo :)

    obrigada
    1 beijinho
    joana

    ResponderEliminar